Quem sou eu

Minha foto
Eu tenho uma ideia formada sobre quase tudo. Mas me permito mudá-la. Afinal, como dizia Raul, "eu prefiro ser essa metamorfose âmbulante ♪". Tenho muitos sonhos. Eu busco, da minha maneira, ser um pouco melhor a cada dia. Valorizo demais a minha família. Tenho os MELHORES amigos do mundo. Gosto de desafios, de riscos. É como se eu tivesse necessidade de sempre provar pra mim mesma o quão forte eu posso ser. Gosto muito das palavras, mas valorizo muito mais as ações. Música. MUITA música. Adoro dançar. Acredito em Deus. Sou uma pessoa abençoada. Sou à favor da liberdade de expressão. AMO cinema, teatro, coral, concertos, fotografias e afins. ARTE. Sou apaixonada pelo Jornalismo. A não-obrigatoriedade do diploma NÃO me assusta. Se você for mesmo BOM, sempre terá vez. Sou persistente. Inteligência me fascina. Gosto de gente que sabe o que quer. Gosto de ser surpreendida. Busco sempre o melhor nas pessoas. Adoro escrever. Leio muito. Confio em mim. Quero conhecer o MUNDO. Acho que o amor é um sentimento revolucionário. Não gosto de promessas. Não sei se o pra sempre existe. Por isso faço o possível pra que todos os momentos sejam bons e valham uma boa lembrança.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ana Paula Padrão


Nascida no dia 25 de novembro de 1965, em Brasília (DF), Ana Paula de Vasconcelos Padrão Mundell, mais conhecida como Ana Paula Padrão é uma renomada jornalista brasileira.
Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasilia, Ana Paula começou a carreira na TV Brasília. Trabalhou na Rede Globo de 1987 a 2005. Atuou como correspondente internacional em Londres e Nova York até 2000, cobrindo acontecimentos de grande repercussão mundial, inclusive a Guerra no Afeganistão. Em 2000, voltou ao Brasil e assumiu o cargo de editora-chefe e apresentadora do Jornal da Globo, no qual permaneceu até maio de 2005, quando assinou contrato com o SBT para assumir o comando do telejornal SBT Brasil.
Foi figura marcante na transmissão da Rede Globo nos atentados de 11 de setembro, em 2001, nos Estados Unidos, ficando várias horas no ar ao vivo, a dividir a bancada com outro apresentador e jornalista, Carlos Nascimento.
Estreou no SBT Brasil em 15 de agosto. No dia 10 de novembro de 2006, Ana Paula Padrão anunciou sua saída do principal telejornal da emissora. A jornalista ficou encarregada a apresentar um programa de documentários com reportagens especiais, que estreou em 26 de março de 2007, o SBT Realidade.
Embora as negociações tenham acontecido, não houve um novo acordo entre Silvio Santos e Ana Paula Padrão e o contrato entre ela e o SBT foi encerrado no dia 30 de abril de 2009. O empresário a queria no comando de um telejornal diário enquanto a jornalista queria continuar com as reportagens e viagens. O último SBT Realidade foi ao ar no dia 27 de abril de 2009 com o tema "Felicidade".
No dia 9 de maio de 2009, foi contratada pela Rede Record para apresentar o Jornal da Record ao lado de Celso Freitas, onde trabalha atualmente.

ENTREVISTA



- Você sempre quis ser jornalista ?

Ser jornalista sempre foi um sonho de infância, mas houve uma época em que o balé passou a ser a minha vida, cheguei a ser bailarina profissional dos 15 aos 19 anos, quando prestei vestibular . Desde então me dediquei de vez a essa profissão. Percebi cedo que o meu caminho não poderia ter sido outro. Com o Jornalismo, principalmente nos meus trabalhos como correspondente internacional, eu pude (e ainda posso) realizar um sonho de menina: ver o mundo.

- Sua estréia como âncora de telejornal foi no Jornal Hoje.Conte-nos como foi essa primeira experiência.

Bom, eu diria que foi um tanto assustadora para um principiante. Primeiro eu me perdi para chegar ao estúdio. Por isso, já entrei em cima da hora. Depois, as instalações todas entraram em pane. Metade da luz caiu, o teleprompter não funcionou e, para ajudar, as impressoras enguiçaram. Só uma, na sala da diretoria, funcionava. Como eu precisava ler o texto no papel, alguém corria até lá, copiava e trazia para mim. Foi uma edição difícil, mas mesmo assim seguramos o jornal até o fim.

- Como Jornalista, o que mais lhe trás satifação ?

Minha maior satisfação profissional é ouvir de alguém que “se inspirou no meu trabalho ao escolher o jornalismo.” Ou saber que uma pessoa decidiu conhecer um país da África ou uma comunidade da Ásia pela curiosidade despertada por uma reportagem que fiz. É o retorno de um compromisso. Levar a informação correta para que todos possam entender o país e o mundo, os governos e as sociedades, e para que possamos fazer escolhas cada vez melhores.

- Você é considerada uma das jornalistas mais confiáveis do Brasil. De que forma você construiu essa confiabilidade ?

Eu, sinceramente, não sei. Não existe uma receita pra isso. Quando você gosta do que faz, você dá o melhor de si e busca sempre cumprir os valores éticos da sua profissão.Eu passei por todos os passos que um jornalista deve passar, começando o meu trabalho em veículos locais e assim por diante.Acredito que isso tenha me ajudado a adquirir essa confiança dos espectadores.Até hoje eu não me lembro de ter dado uma “barriga”. Prefiro perder “furos” do que dar uma barriga.Analiso as minhas fontes e informações ao máximo e só dou uma notícia quando tenho 100% de certeza que a mesma está correta.É isso que gera a credibilidade, por que o jornalista ( principalmente na televisão) cria um canal de afinidade muito grande com as pessoas, e elas precisam se sentir seguras quanto às informações que estão recebendo.


- Você trabalhou na bancada de telejornais por várias vezes.Quando você saiu do SBT,surgiram comentários de que seria pelo fato de não querer mais trabalhar na bancada. Isso é verdade ?

De certa forma sim.Quando chegou perto do fim do meu contrato, comecei a receber inúmeros recados de que talvez Silvio quisesse me ter de novo à frente da bancada. Mas bancada não era a minha meta naquele momento e eu não queria mais trabalhar naquele horário, voltar para casa de madrugada. Por fim, olhando o SBT de fora, eu comecei a achar que tendia para um tipo de produto que não era mais o que eu podia oferecer. A bancada afasta você da reportagem, que sempre foi a minha paixão. E eu também não queria abandonar o meu projeto na Touareg. Achava que seria difícil conciliar uma coisa com a outra.

- Falta algo em sua vida?

Nada. Eu já tenho muito mais do que eu merecia. Se eu puder pedir mais uma coisinha seria tempo. Eu quero ter cada vez mais tempo para mim, para ler, para estudar, para viajar. E tempo para nada também, para o ócio. Eu chego lá.

- Qual é a sua opinião sobre a decisão do STF em relação ao diploma de Jornalismo?

Sou a favor dessa decisão, e tenho levado muitas ‘pedradas’ por isso. No Brasil existem muitos cursos de Jornalismo que são “tecnicistas” e que não dão a base humanística essencial para o aluno. Um curso bom de Letras, História, Filosofia (...), por exemplo, acaba sendo muito melhor do que um curso tecnicista de Jornalismo.Para esses cursos, essa questão do diploma acaba sendo favorável,por que eles terão que melhorar ainda mais para manter seus alunos. O Jornalismo é uma profissão vocacionada. Se você tem vocação para ser jornalista, não importa em que curso se formou, você vai ser jornalista.Acho, inclusive, que pode fazer muito bem para uma redação assimilar profissionais de outras áreas. E tem mais, o Jornalismo se aprende fazendo. Você pode ter toda a base teórica do mundo, mas se não souber mecher, você não sabe nada.

- Deixe uma mensagem para os estudantes de jornalismo do 1º nível da UPF.

O Jornalismo é uma profissão apaixonante! Quanto mais você se envolve, mais você quer se envolver. E isso nasce com a gente. A curiosidade, a vontade de saber de tudo ao mesmo tempo e o principal, fazer com que os outros saibam também.O recado que eu posso deixar para vocês é que lutem ao máximo por seus objetivos. A nossa classe anda meio desvalorizada, mas se vocês forem bons no que fazem, as portas estarão sempre abertas.



O nome Ana Paula Padrão é sinônimo de profissionalismo, credibilidade e competência, qualidades reconhecidas não só pelo telespectador como por dezenas de prêmios que a jornalista tem colecionado em mais de vinte anos de carreira – dentre os quais se destacam:

Troféu Mulher Imprensa - 2007, 2006, 2005, 2004
Prêmio Marcas de Confiança, da Revista Seleções (Reader’s Digest) - 2009, 2007, 2006
Prêmio Mulher do Ano - 2005
Prêmio Inovação Empreendedora – 2005
Prêmio Internet - 2005
Prêmio Personalidade do Ano – Comunicação - 2005
Mulher mais Influente da revista Forbes - 2005
Prêmio Comunique-se - 2004
Troféu Imprensa – 2004, 2003
Destaque no Jornalismo do Domingão do Faustão - 2003
Prêmio Mulher - 1998

Nos dois anos em que Ana Paula esteve à frente do SBT Realidade, o programa também foi contemplado com 4 prêmios.


Entrevista realizada via email por Vanessa Lazzaretti o/

6 comentários:

  1. Ei, tudo bem, Vanessa? Encontrei seu blog por coincidência e dei uma lida no texto sobre a Ana, bem bacana mesmo. Parabéns!

    Não sei se ela é exemplo para você - cá entre nós, é muito difícil algum jornalista não ver nela um exemplo vivo da profissão - mas ouvir o que a Ana Paula tem a dizer é sempre válido e engrandecedor. Sem contar que ela é uma gracinha de pessoa, como você deve ter percebido pelo contato que fez com ela através de e-mail.

    Vi que você está cursando Jornalismo e como sou uma aspirante a tal, vou seguí-la por aqui. Parabéns mais uma vez pelo blog e, caso queira, tenho um também do Blogspot - com algumas coisas inclusive sobre a Ana - que é http://www.declarando.blogspot.com

    That's it, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vane amor de minha vida! Ficou muito bom! ^^
    Que querida que ela é né? ><
    Eu adoro o trabalho dela também...
    Olha lá a minha, é mais humilde né, mas no David dá pra dar créu, na Ana não :D
    uashuahsuuahs
    beijo linda, amo você ♥

    ResponderExcluir
  3. ooi Ana =)
    poois é, a Ana Paula Padrão é tudo o que eu quero ser =D...( não quero nada né..uahsuihiaush), ainda mais agora, que ela se mostrou tão disposta e acissível pros estudantes que precisam dela ^^
    Que bom que tu gostaste do blog... =)
    já estou seguindo o teu ^^

    Ingraaa, meu amor =D
    que bom que vc gostou
    e viva o David o/
    hasuihaiuhsiuhasuh
    te amoo lindonaa
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu que fico méga orgulhosa de ti amiga ><
    super inteligente :D
    ficou muito boa mesmo a entrevista o/
    seremos as melhores profissionais do mercado ! Uhuul! \o/
    Te amo gêmea lôra *-*

    ResponderExcluir
  5. amigaa, muuuitíssimo boom, adooooreei tbm, vc e a Ingra são meus orgulhoos ParabéénS.
    contiinue assim que será uma ótima jornalista.


    beeijos
    amo vc!

    ResponderExcluir
  6. Mas essa garota vai longe... (a Ana Paula, é claro... ) AUSHUASHuashuASHuash

    Parabéns Vanne... =D

    ResponderExcluir